II Seminário Nacional de Políticas Sociais | UFVJM 2024
Informações sobre os minicursos

Informações sobre os minicursos

Este minicurso tem como objetivo introduzir as contribuições dos tratados internacionais, convenções e Leis que ratificam o protocolo de consulta como um conjunto de normas e regras elaboradas e que devem ordenar as relações entre o Estado e demais organizações privadas que queiram tratar com as comunidades tradicionais. Tem como postura metodológica propiciar a reflexão crítica por meio do direito à consulta e apresentar possibilidades de construção coletiva e autônoma do protocolo de consulta a partir de experiências concretas e dos saberes tradicionais a partir de metodologias participativas. Serão norteadores os seguintes temas e conceitos: • Violação dos direitos de povos e comunidades Tradicionais; • Direito a consulta, uma linha do tempo; • Dinâmica participativa: Quem somos;   

Ementa: Interseções entre os movimentos sociais e a trajetória profissional a partir do contexto e significado do Movimento de Reconceituação. Movimentos sociais e o atual Projeto Ético-Político do Serviço Social frente à hegemonia neoliberal. A importância do estudo da temática dos movimentos sociais no âmbito da formação profissional para ampliar o entendimento da relação da prática profissional com esses sujeitos.

Ementa: Panorama histórico, apresentação de elementos constitutivos de seu processo, panorama contextual, os fundamentos teóricos do fascismo e sua origem europeia. O capital e a regressão ao nacionalismo; A nação proletária; O capital e a classe dos gestores; Do movimento fascista ao regime de Estado; Os mitos de origem; O Estado, a tecnocracia e a ciência; A suposta economia fascista e os malabarismos híbridos; O regime fascista ao regime racista; O fracasso estrutural do fascismo; Do fascismo ao pós-fascismo: traços fascistas nos regimes atuais e neofascismos; As ilusões dos fascistas.

Este minicurso tem como objetivo capacitar os participantes na elaboração de projetos científicos e na captação de recursos para instituições públicas e privadas. A partir da compreensão teórica e prática, os participantes serão orientados sobre a importância dos projetos para a viabilização das atividades e missões das entidades governamentais e não-governamentais. O curso abordará as etapas de concepção e elaboração de projetos, destacando a identificação e o acesso a fontes de financiamento nacionais e internacionais, públicas e privadas.

Ementa: Traçar um relato histórico dos cinco anos de trabalho e intervenção do Grupo viver de prevenção ao suicídio, estabelecendo como pano de fundo as questões sociais que envolvem os indicadores de saúde mental relacionadas a juventude e o suicídio no Brasil e no mundo. A discussão dialogada tem como objetivo criar conexões entre temas importantes como diversidade, Questões de Gênero, racismo e exclusão social  e como esses temas estão diretamente ligados aos fenômeno do suicídio, numa perspectiva da Psicologia Sócio-histórica e Decolonialista.